PALESTRANTES CONFIRMADOS

 

Carla Silva (UFSCar)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), aprimoramento profissional em saúde mental infanto-juvenil pela UNESP - Botucatu (2003), Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e Doutorado em Educação (2011) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo Em Terapia Ocupacional na Área Social com enfoque às políticas públicas, juventude e educação. É professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar no campo das atividades e recursos da Terapia Ocupacional (2007). É membro do Coletivo de Estudos em Terapia Ocupacional como Produção de Vida (2003). É líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq - 2013)

 
Claudia Franco Monteiro

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e mestrado em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Desde fevereiro de 2010 é professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atualmente Coordenadora d curso de Terapia Ocupacional da UFTM. Apresenta atividade de docência desde 2001, inicialmente na Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos (S.P.), onde foi coordenadora do curso entre 2006 e 2007 e também foi coordenadora adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Potiguar em Natal (R.N.). Também é Artista Plástica com ênfase em artes visuais. oferece as disciplinas de Terapia ocupacional e Artes Visuais (ART IV) na UFTM. Atende na área de Reabilitação Funcional do Adulto e Idoso e é responsável pelo Estágio Supervisionado IV Como supervisora Geral na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e ainda exerce atividade de tutoria no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (RIMS-UFTM) orientado como Pós-Graduação Lato Senso. Realizou cursos de arte, oficinas e workshops com enfase na arte como terapia nos cursos de verão da Middlebury College, no Estado de Vermont nos Estados Unidos de 2007 a 2009. Apresenta projetos de extensão e pesquisa no campo das artes visuais, espiritualidade e ciência da ocupação. Oferece consultoria em trabalhos artísticos para Portadores de Necessidade Especiais. Oferece cursos, oficinas e work shop sobre análise dos processos simbólicos nas artes de criança, adulto e idoso.

Clori Araujo Pinheiro

Presidente na empresa Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - ABRATO, Presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul - Atorgs e Terapeuta Ocupacional na empresa Hospital Nossa Senhora da Conceição.

 
 

Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de S. Paulo (Instituição Complementar da USP); mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade de S. Paulo. Tem dedicado seus estudos à Filosofia no Brasil (dissertação sobre a obra filosófica de Caio Prado Junior e tese sobre o Instituto Brasileiro de Filosofia); Sua área de interesse se estende à Teoria do Conhecimento e epistemologia, com enfoque nas questões do Método na Ciência e seus desdobramentos na Metodologia Científica e na pesquisa. Atuou como docente das disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Metodologia da Pesquisa, Metodologia no Trabalho Científico e Epistemologia, na Graduação e na Pós-graduação, na PUC-Campinas (1981-2001) e na Unisal (1997-2003); de 2003 a 2005 foi coordenadora dos Cursos de Extensão na PUC-Campinas, instituição onde atua desde 2006 como assessora pedagógica da Pró-reitoria de Graduação. Como professora convidada, atua há 14 anos no G.E.I.T.O. Grupo de estudos Interdisciplinares em Terapia Ocupacional, com sede em Campinas-S.P., participando de intensa discussão sobre o Paradigma da Complexidade, com estudantes e profissionais da área. Como colaboradora, escreveu capítulos para as obras Construindo o Saber: Fundamentos e Técnicas de Metodologia Científica (Papirus, 24ª.ed. 2013) e História e Ideal: ensaios sobre Caio Prado Junior (Brasiliense/Unesp). Organizou, juntamente com a professora Lilian Vieira Magalhães, os livros Terapia Ocupacional: teoria e Prática e Terapia Ocupacional: Casos, Memórias e Vivências, ambos publicados pela Papirus Editora. Pela mesma editora, organizou, juntamente com o professor Heitor Matallo Junior, a coletânea Ciências Sociais, Complexidade e Meio ambiente: interfaces e Desafios. Com a Profa. Maria de Lourdes Feriotti organizou o livro Terapia Ocupacional e Complexidade - Práticas Multidimensionais, publicado em 2013 pela Editora CRV; pela mesma editora, publicou em 2014 o livro Pesquisa e Complexidade: estratégias metodológicas multidimensionais. Autora de inúmeros artigos em revistas da área educacional, é autora do livro Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática, em sua 17ª. edição (3ª. reimpressão, 2014), pela Papirus Editora, da qual é consultora ad hoc.

Erika Renata Trevisan

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e mestrado em enfermagem psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dependência química, reabilitação

psicossocial, desinstitucionalização, redução de danos.

Heloisa Cristina Fiqueiredo Frizzo

Doutoranda em Enfermagem no Programa Interunidades de Doutoramento EE-EERP da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado em Ciências Médicas Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002) e especialização em Adminstração Hospitalar/Centro Educacional São Camilo. Atualmente é professora assistente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde exerceu atividade de coordenação de curso de graduação (2008-2010) e coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Atenção Integral e Humanizada em Saúde/UFTM (2009-2011). É avaliadora nacional de Residências em Saúde/Programa Nacional de Residências em Saúde. Atua nas linhas de pesquisa: 1) Atividades e Recursos Terapêuticos (Saúde e Cidadania: processos de vulnerabilidades e possibilidades de intervenção no ciclo da vida/UFTM); 2) Qualidade de vida e intervenções no processo saúde doença (Saúde e Cidadania: processos de vulnerabilidades e possibilidades de intervenção no ciclo da vida/UFTM); 3) Morte e Luto na Família (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perda e Luto (NIPPEL/Escola de Enfermagem/USP/SP). Tem experiência nas área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, ciências da terapia ocupacional, saúde mental, saúde e trabalho,contexto hospitalar e ensino superior.

Karina Piccin Zanni

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2008). É Mestre em Educação Especial pela Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2010) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional e Coordenadora da Área de Saúde da Criança e do Adolescente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Luzia Iara Pfeifer (USP Ribeirão)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). 

É professora doutora/ RDIDP da Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, departamento de Neurociências e ciências do Comportamento - divisão de Terapia Ocupacional. É orientadora dos programas de pós graduação em Neurologia da FMRP-USP e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Co-orientadora de doutorado no programa de Ciências de Desporto da Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro (Portugal). Coordena o LEPTOI Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência (Grupo de Pesquisa do CNPQ). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desempenho ocupacional infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, paralisia cerebral e comportamento lúdico. Realizou, no ano de 2010, estágio Pós-Doutoral (bolsa de estudo da Capes) na Deakin University, Geelong - Austrália, desenvolvendo atividades acadêmicas e de pesquisa sobre o brincar de faz-de-conta de crianças pré escolares (avaliação e intervenção), em parceria com a Dra. Karen Ellen Stagnitti.

 

Maria Luisa G. Emmel (UFSCar - São Carlos)

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, de onde é Professora Associada nível 4. Criou o Laboratório de Atividade e Desenvolvimento da UFSCar, em 1990, nucleando pesquisas de docentes, alunos de graduação e de pós graduação. Compôs o grupo que elaborou o projeto do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional, aprovado em 2009 pela CAPES. Assumiu cargos administrativos, entre eles os de Coordenadora de curso de graduação, Chefe de Departamento, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e de Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: ocupação humana, uso do tempo, desenvolvimento humano, formação e capacitação em terapia ocupacional e acessibilidade. É docente do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

 

Mariangela Quarentei (UNESP Botucatu, Editora de criação Revista Interface)

 

 

Stella Maris Nicolau (UNIFESP)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo-USP (1988), mestre em Psicologia Social pela USP (2003) e doutora em Ciências pelo Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (2012). Trabalhou como terapeuta ocupacional da Prefeitura do Municipio de São Paulo de 1990 a 2009. Foi docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2009 e 2014.Atualmente é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, saúde mental comunitária, saúde das pessoas com deficiência, reabilitação baseada na comunidade, deficiência, gênero e direitos humanos. É membro do Laboratório de Estudos em Reabilitação com Ênfase no Território do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenado pela prof/a Dr/a Fátima Correa Oliver. É membro do LAFATEC (laboratório de análise funcional e ajudas técnicas) do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade federal de São Carlos sob a coordenação da Prof/a Dr/a Iracema Serrat Vergotti Ferrigno.

 

Valéria Sousa de Andrade (UFTM)

Bacharel em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre na ciência pela Queens University/Canadá e especialista em terapia ocupacional com ênfase em gerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi terapeuta funcional do Hospital Sarah Kubitschek (Brasília) e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) nos Estados Unidos. A experiência volta-se para reabilitação terapêutico-ocupacional de indivíduos adultos e idosos com déficits neurológico, traumato-ortopédicos e cognitivos. Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde, além de lecionar disciplinas diversas, auxilia na supervisão do estágio em reabilitação (adultos e idosos). Além disso, é um dos professores do Programa HODU-CIF Brasil.